A pesquisa de campo procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. Ciência e áreas de estudo, como a Antropologia, Sociologia, Psicologia, Economia, História, Arquitetura, Pedagogia, Política e outras, usam freqüentemente a pesquisa de campo para o estudo de indivíduos, grupos, comunidades, instituições, com o objetivo de compreender os mais diferentes aspectos de uma determinada realidade. Exige também a determinação das técnicas de coleta de dados mais apropriadas à natureza do tema e, ainda, a definição das técnicas que serão empregadas para o registro e análise. Dependendo das técnicas de coleta, análise e interpretação dos dados, a pesquisa de campo poderá ser classificada como de abordagem predominantemente quantitativa ou qualitativa. Segundo Franco (1985) numa pesquisa em que a abordagem é basicamente quantitativa, o pesquisador se limita à descrição factual deste ou daquele evento, ignorando a complexidade da realidade social.
Ótima explicação!
ResponderExcluirgostei do blog.
Gostaria de poder usar seu blog para construção de um artigo meu sobre dificuldades de aprendizagem TDAH, para pesquisa de campo. vc me permite? e se for possível como faço referencias suas? e citações?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstou desenvolvendo um artigo e irei usar a pesquisa de campo, gostaria de saber se esse conceito foi retirado de livros, se for vc poderia me passar a fonte da pesquisa?
ResponderExcluirQual a fonte de pesquisa?
ResponderExcluirO Historiador e suas Fontes, Carla Bassanezi Pinsky - Editora Contexto.
ExcluirElaborei o conceito com base nesta leitura!
OBS: a citação que mencionei de FRANCO, se encontra dentro da obra citada acima...abraços!
amei (y)
Excluirobrigado!
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirPerdão, fiquei sem entrar no meu blog e ele esta sendo revitalizado! Percebi que esqueci de citar a fonte, então vamos lá:
ResponderExcluir- O Historiador e suas Fontes, Carla Bassanezi Pinsky - Editora Contexto.
Elaborei o conceito com base nesta leitura!
OBS: a citação que mencionei de FRANCO, se encontra dentro da obra citada acima...abraços!
ResponderExcluirte amo
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirentrei no assunto pesquisa de campo e achei importante opinar ja que a página estava aberta no computador da faculdade associada Brasil,neste dia 20/10/2015 verão em são paulo.....7 SEMESTRE DE PEDAGÓGIA
ResponderExcluirpesquisa de campos
ResponderExcluirOlá, como faço a referência da observação registrada em meu caderno de campo, em artigo científico?
ResponderExcluirOlá eu gostaria de saber um pouco mais sobre pesquisa de campo, porque ta meio vazio aqui na minha cabeca, eu não entendi nada e preciso fazer um trabalho na faculdade pra domingo e tudo que vejo sobre essa pesquisa e vazio, não entendi nada?.
ResponderExcluirQuerida, esta sua frase:
ResponderExcluir“compreender e explicar o problema pesquisado” (FUZZI, 2010) está em que página? Não consegui localizar.
Parabéns pelo blog!
ResponderExcluirA definição mais perfeita que consegui encontrar sobre Pesquisa de Campo. Infelizmente, por ser Blog, fica mais complicado para colocar em TCC de pós.
ResponderExcluirnota 1000
ResponderExcluirOlá pessoal e quais são seus pontos negativos positivos ao fazer uma pesquisa de campo?
ResponderExcluirDefinição perfeita!!!!
ResponderExcluir