segunda-feira, 29 de março de 2010

O que é a Pesquisa de Campo?

A pesquisa de campo procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. Ciência e áreas de estudo, como a Antropologia, Sociologia, Psicologia, Economia, História, Arquitetura, Pedagogia, Política e outras, usam freqüentemente a pesquisa de campo para o estudo de indivíduos, grupos, comunidades, instituições, com o objetivo de compreender os mais diferentes aspectos de uma determinada realidade. Exige também a determinação das técnicas de coleta de dados mais apropriadas à natureza do tema e, ainda, a definição das técnicas que serão empregadas para o registro e análise. Dependendo das técnicas de coleta, análise e interpretação dos dados, a pesquisa de campo poderá ser classificada como de abordagem predominantemente quantitativa ou qualitativa. Segundo Franco (1985) numa pesquisa em que a abordagem é basicamente quantitativa, o pesquisador se limita à descrição factual deste ou daquele evento, ignorando a complexidade da realidade social.

20 comentários:

  1. Gostaria de poder usar seu blog para construção de um artigo meu sobre dificuldades de aprendizagem TDAH, para pesquisa de campo. vc me permite? e se for possível como faço referencias suas? e citações?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Estou desenvolvendo um artigo e irei usar a pesquisa de campo, gostaria de saber se esse conceito foi retirado de livros, se for vc poderia me passar a fonte da pesquisa?

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. O Historiador e suas Fontes, Carla Bassanezi Pinsky - Editora Contexto.

      Elaborei o conceito com base nesta leitura!

      OBS: a citação que mencionei de FRANCO, se encontra dentro da obra citada acima...abraços!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Perdão, fiquei sem entrar no meu blog e ele esta sendo revitalizado! Percebi que esqueci de citar a fonte, então vamos lá:

    - O Historiador e suas Fontes, Carla Bassanezi Pinsky - Editora Contexto.

    Elaborei o conceito com base nesta leitura!

    ResponderExcluir
  7. OBS: a citação que mencionei de FRANCO, se encontra dentro da obra citada acima...abraços!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. entrei no assunto pesquisa de campo e achei importante opinar ja que a página estava aberta no computador da faculdade associada Brasil,neste dia 20/10/2015 verão em são paulo.....7 SEMESTRE DE PEDAGÓGIA

    ResponderExcluir
  10. Olá, como faço a referência da observação registrada em meu caderno de campo, em artigo científico?

    ResponderExcluir
  11. Olá eu gostaria de saber um pouco mais sobre pesquisa de campo, porque ta meio vazio aqui na minha cabeca, eu não entendi nada e preciso fazer um trabalho na faculdade pra domingo e tudo que vejo sobre essa pesquisa e vazio, não entendi nada?.

    ResponderExcluir
  12. Querida, esta sua frase:
    “compreender e explicar o problema pesquisado” (FUZZI, 2010) está em que página? Não consegui localizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso este termo esta publicado em meu Blog e não livro Renilze Ferreira. Esta definição elaborei após ler muitas referências sobre metodologia de campo, ao elaborar um diário e manual próprio para minha definição!

      Excluir